A melhoria contínua dos processos alinhados às diretrizes estratégicas como suporte à potencialização dos resultados.
A eficiência e a eficácia de uma organização dependem de como os processos que utiliza para atender as necessidades de seus clientes são mapeados, padronizados, monitorados e melhorados continuamente.
A gestão por processos, partindo de uma visão sistêmica da organização, tem por objetivo principal desenhar, atualizar, padronizar e aprimorar os processos alinhando-os às diretrizes estratégicas da organização.
A gestão por processos tem como benefícios:
- Garantir que os processos sejam executados de maneira planejada e uniforme por todas as áreas da organização;
- Melhorar a comunicação entre clientes e fornecedores internos e externos e entre gestores e operadores;
- Reduzir desperdícios de tempo, de material e outros insumos, aumentado a produtividade da organização;
- Identificar as reais necessidades para capacitar os gestores e os operadores dos processos;
- Formalizar e manter atualizada a documentação referente aos processos da organização;
- Estruturar um conjunto de indicadores para medição e monitoramento da eficácia dos processos organizacionais.